domingo, 16 de outubro de 2011

Entrevista com Carlos Sipião

Entrevista com O Delegado de Serviço Militar de Bangu: Ten. Carlos Augusto SIPIÃO
Quanto tempo o Senhor tem de Exército?
R. 35 anos de efetivo serviço. Incorporei à Força Terrestre em janeiro de 1976.

Quais as principais funções da Delegacia do Serviço Militar?
R. Primordialmente a de alistamento do cidadão e encaminhamento para o Serviço Militar Inicial. Posteriormente, após a seleção, tem a incumbência de emitir o Certificado de Dispensa para os que ficarem no excesso de contingente.

Qual a participação de um delegado do Serviço Militar no cotidiano das comunidades de Bangu?
- De forma direta quando o cidadão se apresenta para o alistamento. Nesse caso é feito um esforço de orientação para que o jovem cidadão seja encaminhado ao processo seletivo para ingresso em uma Organização Militar, exercendo com dignidade sua cidadania. Indiretamente mediante participação junto ao Conselho de Segurança, ministrando palestras para as lideranças comunitárias sobre a importância do Serviço Militar.

O Senhor já tem planos para serem implantados?
- Sim, sendo o mais importante, desenvolvido pelo Exército, o pré alistamento pela Internet, o que já deverá estar vigorando a partir do próximo ano. Isso vem a atender a uma necessidade da população e diminuir o tempo de espera para emissão da documentação.

O poder público tem uma parceria com a Delegacia? Qual?
Sim. Esse trabalho é realizado pelos municípios e a União, envolvendo as prefeituras e o Exército. A responsabilidade do alistamento militar é das Juntas de Alistamento, que são das prefeituras, enquanto que o processo seletivo é feito pelo Exército, que encaminha o cidadão para incorporação no próprio Exército, na Marinha ou na Aeronáutica;..

O que a CSM está fazendo para resolver a questão da quantidade de jovens que querem servir
É verdade que o número de jovens é cada vez mais crescente e o número de Organizações Militares, ao contrário, vem diminuindo, com a migração de alguns quartéis para áreas de fronteira terrestre. Neste caso não há o que se possa implementar por parte da CSM, pois trata-se de questão mais complexa, envolvendo política de governo. Tivemos acerca de 06 anos o projeto Soldado Cidadão, do Governo Federal, cujo objetivo era o de incorporar um número maior de jovens com o objetivo de qualificá-lo e devolver à sociedade.



O que fazer com esse excedente
Como não há espaço físico para absorver todos os cidadão que desejam incorporar, já está em fase de implementação a Escola de Instrução Militar, que funcionaria já a partir do Ensino Médio, levando a instrução militar para algumas escolas a serem credenciadas. Isso poderia levar aos nossos jovens as noções de patriotismo tão necessárias à sedimentação do caráter do cidadão.


O Senhor ficará na função de Delegado do Serviço Militar por quanto tempo
No meu caso específico somente até o final do próximo ano, haja vista ser o terceiro e último ano, completando a nomeação de 03 anos.

Uma mensagem para os usuários da Delegacia e população em geral.
Que acreditem no esforço que vem sendo desenvolvido para agilizar a entrega da documentação. A Administração Regional de Bangu, juntamente com a 2ª Circunscrição do Serviço Militar, vem trabalhando com afinco para que o usuário seja atendido com eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário